A reserva ecológica particular a Chapada Imperial, dista 50km do Plano Piloto.
Reintrodução de Animais Silvestres. Em parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA a Reserva Ecológica recebe animais silvestres, vindos em sua maioria de apreensão do tráfico de animais, para adaptação e reintrodução no Bioma Cerrado desde 2002, com média de 1.000 animais/ano reintroduzidos com sucesso.
Esse trabalho é monitorado pelo CETAS – Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres.
Quando esse projeto começou, as Araras Canindé se encontravam sob risco de ameaça de extinção no Distrito Federal. A Chapada Imperial recebeu e reintroduziu uma média de 100 (cem) indivíduos ano nos primeiros 5(cinco) anos do projeto. Já há uns 5 (cinco) anos aproximadamente, essa espécie saiu da lista de animais ameaçados, tendo a Chapada Imperial contribuído sobre maneira para esse novo status.
A Chapada Imperial trabalha há mais de 20 anos recebendo escolas de todo o país para uma experiência no bioma cerrado, segundo maior do Brasil.
São saídas de campo pedagógicas com educação ambiental sobre o bioma e sua importância, tanto para a vida silvestre como para a sociedade.
Desde o ensino maternal, passando pelo fundamental I, fundamental II, médio e superior, essas saídas são adaptadas às programações especificas de cada ano escolar conforme as necessidades práticas das matérias trabalhadas.
Parcerias com estudiosos de vários hortos incluindo pesquisadores da UnB e EMBRAPA de coletas de sementes do Cerrado para preservação, estudo e recuperação de áreas degradadas.
Alguns exemplos de especies cobiçadas para coleta de sementes.
Pau-terra-folha-miúda, pau-santo, pau-doce, barbatimão, ipês, carvoeiro, aroeira, angico, cedro, peroba, jacarandá-do-cerrado, sucupira entre tantas outras.
Banheiro construído, a partir de pesquisas acadêmicas, com base nos conceitos de reuso, reaproveitamento e reciclagem de materiais descartáveis, visando minimizar os impactos ambientais causados pelo lixo.
As telhas são ecológica – construídas a partir de embalagens tetrapack prensadas.
As lâmpadas, também ecológicas – feitas a partir de garrafas PETs produzindo iluminação de 60 watts (por lâmpada).
O aquecedor solar, construído a partir de garrafas PETs, embalagens tetrapack e tubos de PVC, aquecem a água do banho.
A fossa também ecológica – tendo sido utilizado o modelo canadense para bio construção, onde os resíduos, ao mesmo tempo que não contaminam o lençol freático, fertilizam o solo.
Nosso Banheiro Verde feito dentro da proposta de reuso, reutilização e reciclagem de materiais. A maioria dos materiais usados virariam lixo e por isso, BANHEIRO VERDE.
Todos os colaboradores da Reserva Ecológica, são moradores da região, treinados e capacitados com informações técnicas sobre a natureza em que vivem, sustentabilidade, animais e plantas locais.
Recebem treinamento técnico de primeiros socorros em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, que em contrapartida, utilizam a Reserva Ecológica para treinamento militar.
Na década de 90, a Dra. Valmira Mecenas, pesquisadora Chefe do Horto da Unb e Bióloga Chefe da antiga Secretaria de Meio Ambiente e Tecnologia do Distrito Federal SEMATEC, hoje IBRAM. Utilizava a Fazenda Dois Irmãos (onde se encontra a Chapada Imperial) como banco de sementes de espécies ameaçadas. Pesquisava e coletava mudas e sementes para reflorestamento no Plano Piloto, principalmente. Muitos desses Ipês e Jacarandás-do-Cerrado, que enfeitam e colorem a cidade são, em sua grande maioria, originários de onde hoje se encontra a Reserva Ecológica.