A Chapada Imperial é uma Reserva Ecológica Particular, localizada na Fazenda Dois Irmãos, em Brazlândia-DF. Nossa missão é proteger, conservar e promover o Bioma Cerrado com responsabilidade socioambiental. Buscamos ser referência na preservação ambiental em propriedade particular, guiados pelos valores de respeito, cuidado e compromisso com a vida.
Situada na Área de Proteção Ambiental – APA da Cafuringa, a Chapada Imperial abriga uma diversidade de paisagens, como cerrado rupestre, cerradão, matas de galeria, veredas e brejos. Com 1.342 metros de altitude, é o ponto mais alto do Distrito Federal e refúgio para espécies ameaçadas, como onça-pintada, lobo-guará, tamanduá-bandeira, urubu-rei e vários outros. A apenas 50 km de Brasília, é um verdadeiro santuário ecológico, integrando conservação, pesquisa científica, ecoturismo e educação ambiental.
A CHAPADA IMPERIAL é hoje uma Reserva Ecológica Particular, voltada para a valorização do bioma Cerrado.
Foi criada em 1999, dentro dos limites da Fazenda Dois Irmãos – Brazlândia-DF, que já vinha sendo preservada desde 1985.
A Fazenda Dois Irmãos, tem sua origem em uma antiga sesmaria cuja extensão territorial chega a quase 1.000 alqueires, dos quais uma parte é ocupada pela Reserva Ecológica.
O documento mais antigo da Fazenda Dois Irmãos data de 1858, seu Registro Paroquial.
Essas terras pertenciam a Pedro José de Alcântara e sua esposa Carolina Josepha Leopoldina, homônimos do casal Imperial, D. Pedro I e D. Leopoldina, não por acaso, pois as pessoas podiam mudar de nome nas paróquias. Pedro José de Alcântara era dono de terras que iam do Vale do Paranã até Corumbá-GO. Ainda moram na região seus descendentes, os José de Alcântara, de 4ª geração, na desmembrada Fazenda Jacaré (DF 205), adjacente à Fazenda Dois Irmãos, que à época foi dada a sua filha Ana Agostinha de Alcântara como dote de casamento e retomada pelo pai quando de seu falecimento, conforme inventário de Ana em 1888.